quarta-feira, 22 de junho de 2011

Você tem medo do quê?

   Projeto de Lei enviado ao Congresso ainda em 2009 prevê a liberação de documentos reservados, secretos e ultrassecretos para o conhecimento público. A Câmara aprovou o texto no ano passado, mas derrubou as renovações sucessivas de sigilo. Pela nova regra, os papéis ficariam longe do público se forem reservados por um período de 5 anos, secretos por um período de 15 anos e ultrassecretos por um período de 25 anos, sendo ainda que os ultrassecretos poderão ter uma única renovação do prazo. Com isso, nenhum papel ficaria por mais de 50 anos com acesso restrito.
  
   À época, Lula lutou em favor de setores do governo favoráveis ao sigilo eterno, Itamaraty e Defesa. Dilma foi voto vencido e não se opôs. Coincidentemente logo após Lula deixar a Presidência da República, prontamente assumida por Dilma, ambos trocaram de posição ideológica. Agora é Dilma quem apóia o "sigilo eterno" enquanto Lula grita pra quem quiser ouvir seu apoio o fim do sigilo.

   Outra coincidência: José Sarney e Fernando Collor, também ex-presidentes, registraram mais do que seus respectivos apoios ao "sigilo eterno". Deixaram bem claras suas preocupações (quase pavores) com a divulgação destes documentos.

   O que está muito claro e que ninguém está falando, é que Sarney, Collor e Dilma (o trio JFD), que apóiam o "sigilo eterno", são políticos na ativa, com mandatos em curso, enquanto Lula - "o aposentado" - não precisa se prender, pelo menos por hora, às opiniões dos eleitores caso estes documentos revelem algo que o trio JFD teme.
   Dilma, entre a cruz e a espada, tendo que escolher entre seguir seus coleguinhas Sarney e Collor ou continuar rezando a cartilha de seu padrinho político Lula, segue muda mas inclinada a continuar pedindo a benção de seu beato barbudo ex-metalúrgico, ex-sindicalista e ex-presidente.

Trio JFD - Vocês tem medo do quê???
Estamos alertas!!!!
---------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário