sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Pra quem sabe olhar pra trás, nenhuma rua é sem saída!

   A segunda onda de protestos popularizada como Marcha Contra a Corrupção conseguiu mobilizar, novamente, milhares de manifestantes em várias capitais. Protestos foram convocados em ao menos 25 cidades de 18 estados em todas as regiões do país, principalmente articulados nas redes sociais e blogs, e organizadores já planejam uma ONG para nacionalizar o movimento.

   Em Brasília, o movimento levou cerca de 20 mil pessoas a marcharem contra a corrupção na Praça dos Três Poderes. A caminhada teve a participação de pessoas de todas as idades, que a pé, de bicicleta e alguns até levando seu animal de estimação, se manifestavam, por meio de vassouras e faixas com frases contra a corrupção.

   O movimento conta com o apoio de 51 entidades de representação nacional, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras. Além da ficha limpa, os atos de ruas pedem o fim do voto secreto no Congresso e a inclusão da corrupção como crime hediondo. Novos atos já estão programados para o feriado do dia 15 de novembro. Os manifestantes pretendem acompanhar de perto a decisão do Supremo em relação à ficha limpa, que pode ser julgada ainda este ano.

   A atual mobilização da população assemelha-se ao movimento dos "Caras Pintadas", iniciado pelo movimento estudantil e encampado pela nação, que em 1992 foi às ruas pedir o impeachment do então Presidente do Brasil, Fernando Collor de Melo, com base em denúncias de corrupção naquele governo.

   Hoje as caras pintadas dão lugares a vassouras, num pedido urgente de faxina, em todos os setores da administração pública no Brasil. E tal qual 1992, esperamos que o atual movimento alcance o objetivo que toda a  nação espera.


Ano que vem tem eleições mas a faxina vai continuar!
Estamos alertas!!!!
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário